5 anos de “Quintal dos Prettos”

Divulgação: Quintal dos Prettos

Por Maurilio de Oliveira

Neste domingo, dia 7 de Maio, o “Quintal dos Prettos” completa mais um ano de vida.

Se você é uma pessoa que costuma acompanhar ou frequentar lugares ou movimentos de samba, certamente conhece ou já ouviu falar do “Quintal dos Prettos”, uma roda de samba totalmente acústica que acontece todo 1º domingo de cada mês em São Paulo, mais precisamente no Maria Zélia, local tradicional da cidade.

A inspiração da criação do “Quintal dos Prettos” provém de um movimento muito importante gerado na década de 1980, tendo como base o Grupo Fundo de Quintal, que recém lançado na época por Beth Carvalho, conseguiu fazer com que o país todo tivesse conhecimento do pagode de mão para os mais antigos, e pagode de mesa para os mais novos. Com isso, o pagode finalmente se tornou uma linguagem global entre os sambistas no país todo.

Já na década de 90 o pagode acabou se tornando algo pejorativo na visão de alguns veículos de comunicação e isso gerou um tipo de enfraquecimento na contextualização do pagode. Não por isso! Independente de suas novas influências e formas, a força das canções continuaram mantendo-se mais vivas até os dias de hoje, com inúmeras regravações das mesmas.

Passados trinta anos, eu, Maurílio de Oliveira, meu irmão Magnu Sousá (Prettos), junto à nossa grande produtora Margareth Valentim, criamos o “Quintal dos Prettos”, uma roda de samba sem microfones, onde conta com a participação ativa do público. Enquanto a mesa dos músicos ao centro conduz, o povo é quem interpreta a canção. A ideia principal é trazer essa experiência para o público atual. Para nós é de suma importância esse reencontro da pessoa consigo mesma, através da energia que o Quintal nos revela quando cantamos juntos.

Enfim… O “Quintal dos Prettos” é um misto de todas as boas sensações que a música é capaz de nos proporcionar. Sejam elas emotivas, transformadoras, materiais, espirituais, intelectuais e sobretudo, deliriosas. Viva o “Quintal dos Prettos” para sempre!

Parabéns, Quintal!

  • Maurílio de Oliveira é cantor, compositor e integra a dupla Prettos ao lado de seu irmão Magnu Sousá
  • Este texto é um artigo de opinião e não reflete, necessariamente, a opinião do SambaNews.

Redação SambaNews

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top