Ernesto Teixeira – A voz da Fiel

Há 36 anos à frente da Gaviões da Fiel, Ernesto é considerado o intérprete com mais tempo numa única escola de samba

Sua voz é inconfundível… Ernesto Teixeira, há 36 anos como intérprete oficial da Gaviões da Fiel, leva a arquibancada a loucura quando pega o microfone. Uma paixão em preto e branco. 

O intérprete começou sua trajetória carnavalesca no final dos anos 70, quando entrou na torcida uniformizada do Corinthians. Nessa época, a Gaviões ainda era um bloco e desfilava na Avenida Tiradentes. “Eu sempre me identifiquei com o samba, com a música, mas como era muito jovem, ainda não pude desfilar nesses primeiros anos da torcida. Fui entrar, efetivamente, para o carnaval, só a partir de 1981, desfilando como folião, na ala do Ari”, conta Ernesto. Nos anos seguintes, migrou para a bateria, onde aprendeu a tocar vários instrumentos até chegar a ala musical.

Além de desfilar pelo bloco da Gaviões, Ernesto também passou por outras agremiações. “Desfilei como componente na Nenê de Vila Matilde, em 82 e 83. E como cantor na X-9 Paulistana, em 1984. “Fui o intérprete da X-9 Paulistana quando ela estava no quarto grupo, no carnaval de bairro do Ipiranga. A convite do Lauro e do saudoso Osvaldo Arouche, que ganhou o samba naquela época. ”

Em 1985, Thobias, que era o intérprete oficial do bloco, fechou contrato com a Vai Vai e Ernesto foi convidado pela diretoria da Gaviões para assumir o posto.  

E não parou por aí. “Também como intérprete, tive uma passagem muito interessante na Rosas de Ouro, em 1988, junto com o meu amigo Royce do Cavaco. Nos conhecemos na X-9, onde ele também participava da disputa de samba e, ao me ver cantar, me convidou para fazer parte da sua ala musical”, relembra Ernesto.

O intérprete, que é a voz da Fiel, faz questão de mencionar um momento especial junto à Mocidade Alegre, onde foi eleito “sambista imortal”, premiação que a Morada do Samba faz à sambistas de outras escolas.

“Tenho muito carinho por todas as agremiações do carnaval paulistano. Me sinto muito lisonjeado pelo prêmio e tenho bons amigos em todas as entidades carnavalescas. Essa é a minha trajetória no carnaval de São Paulo e muito me orgulha carregar a marca do intérprete a mais tempo na mesma escola de samba.”

Por opção, Ernesto Teixeira dedica-se voluntariamente à Gaviões da Fiel. Apesar de já ter tido várias propostas para ingressar outras escolas, inclusive fora do carnaval paulistano, continua na escola alvinegra. “Me mantenho fiel a nossa Gaviões”, finaliza o intérprete.

 

Nome: Ernesto Teixeira 
Nome artístico:  não tem
Idade: 55 anos
Estado Civil: Casado 
Escola de Samba do coração: Gaviões da Fiel 
Bebida preferida: boa bebida 
Comida preferida: boa comida 
Perfume: um bom perfume 
Música: boa música 
Viagem Inesquecível: Ouro Preto 

Quer saber mais sobre o intérprete Ernesto Teixeira? Acesse as redes sociais:

Fernanda Oening

Jornalista e produtora. Editora do SambaNews. Paulistana, nascida e criada na Barra Funda, bairro onde conheceu um amor pra vida inteira: Camisa Verde e Branco. Foi passista e destaque da escola por anos. Não dispensa uma boa roda de samba!

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top