Escolas de Samba SP - Camisa Verde e Branco

Ficha Técnica

Fundação: 04/09/1953

Cores oficiais: 
verde e branco

Presidente: 

Erica Ferro

Carnavalesco: 

Renan Ribeiro

Mestre de Bateria: 

Jeyson Ferro

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira:

Alex e Jéssica

Diretor de Carnaval: 

A definir

Diretor de Harmonia: 
A definir

Intérprete: 
Igor Vianna

Coreógrafo da Comissão de Frente: 

Luiz Romero

Enredo de 2023:

“Invisíveis”

Colocação 2023

Vice-campeã Grupo de Acesso 1

Enredo de 2024:

“ADENLA – O Imperador nas terras do Rei”

Como tudo começou...

A história da Camisa Verde e Branco já tem mais de um século. Ela começou em 1914, quando foi criado o “Grupo Carnavalesco Barra Funda”, liderado por Dionísio Barbosa.

Na época, os homens do grupo saíam pelas ruas da região vestidos de camisas verdes e calças brancas. 

Durante o Estado Novo, os integrantes do Barra Funda foram confundidos com simpatizantes da Ação Integralista Brasileira, partido político de Plínio Salgado, e por isso foram perseguidos pela polícia de Getúlio Vargas até deixarem de desfilar, em 1936.

Depois de 17 anos, em 1953, Inocêncio Tobias, o Mulata, criou um movimento para reorganizar o antigo grupo carnavalesco. Em 4 de setembro, nascia o Cordão Mocidade Camisa Verde e Branco. Logo no seu primeiro ano desfilando como cordão, o Camisa Verde venceu o campeonato com o enredo “IV Centenário”.

O Camisa ainda seria campeão como cordão mais quatro vezes: 1968, 1969, 1971 e 1972 (ano este em que os cordões já estavam em decadência com a popularização das escolas de samba). Depois do carnaval de 1972, o Camisa seguiu o caminho natural e, com o fim dos cordões, se tornou uma escola de samba e, dois anos mais tarde, em 1974, conquistou o seu primeiro título do Grupo Especial como escola, feito que se repetiria mais oito vezes.

Durante a Ditadura Militar, a escola tentou produzir um enredo sobre João Cândido, herói da Revolta da Chibata, mas a proposta foi censurada pelos generais da época.

Após um período de muito sucesso, a virada de século não foi tão boa para o Camisa. Entre o final da década de 2000 e início de 2010, a escola passou ter dificuldades para manter-se no Grupo Especial. A agremiação manteve-se no Grupo de Acesso de 2013 a 2023, quando foi vice-campeã com o enredo “Invisíveis”, e garantiu o retorno ao Grupo Especial de São Paulo.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top