Escolas de Samba SP - Mocidade Unida da Mooca

Ficha Técnica

Fundação: 18/03/1987

Cores oficiais: 
vermelho e verde

Presidente: 
Rafael Falanga

Carnavalesco: 
André Rodrigues

Mestre de Bateria: 
Caik Mano

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: 
Jefferson Gomes e Janny Moreno

Diretor de Carnaval: 
Vitor Gabriel

Diretor de Harmonia: 
Vanderley Silva, Neto Reis, Rodrigo Romano e Luiz Leite

Rainha da Bateria: 
Karoline Morais

Intérpretes: 
Gui Cruz e Clayton Reis

Coreógrafo da Comissão de Frente: 
Nildo Jaffer

Enredo de 2020: 
“A Ópera Negra de Abdias do Nascimento” 

Como tudo começou...

Na década de 1980, um grupo de amigos que se reuniam no Largo São Rafael, no bairro da Mooca, para confraternizações nos finais de semana com samba de primeira qualidade, regado a muita cerveja. A partir desses encontros semanais, nascer o bloco Solta Franga, que desfilava pelas ruas da Mooca durante o carnaval e participava das festas locais durante todo ano, se tornando um dos símbolos do bairro.

Devido ao sucesso das apresentações e o crescimento do bloco, em 18 de março de 1987 foi fundado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Unida da Mooca – MUM, com o propósito de representar o bairro da Mooca, um dos mais tradicionais de São Paulo, e seus descendentes da colônia italiana, na maior festa popular do mundo, que é o carnaval brasileiro.

Em 1988, a MUM realizou seu primeiro desfile, sob a gestão presidente Roberto Falanga, onde sagrou-se vitoriosa. A Diretoria contava com o apoio de varias personalidades do samba, na época entre eles, Armando da Mangueira, um dos compositores e cantores mais famosos do samba paulistano.

Após um período turbulento nas história da MUM, Rafael Falange, filho do primeiro presidente da entidade, assume a direção da MUM, já conquistando o vice-campeonato do Grupo 3 da UESP, em 2009, com 175,25 pontos, garantindo o direito de desfilar no Grupo 2, no ano seguinte, quando conquistou outro vice-campeonato sendo promovida ao Grupo 1.

Durante os carnavais de 2014 e 2016, a MUM passou por uma sequência de rebaixamentos e acessos entre os grupos 2 e 1, sendo que no carnaval 2016 conquistou o título do grupo 2, voltado assim para o grupo 1 no carnaval de 2017, quando exaltou a história do circo, com o enredo Sob Um Céu de Lona, Um Chão de Estrelas, conquistando o vice-campeonato e se consolidando de vez no Grupo 1.

Em 2018, a escola conquistou o título do grupo de Acesso 2 com o enredo “A Santíssima Trindade de Oyó”, conseguindo uma inédita vaga no grupo de Acesso do carnaval paulistano em 2019.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top