Escolas de Samba SP - Camisa 12

Ficha Técnica

Fundação: 12/01/1996

Cores oficiais: 
Preto, amarelo, branco, sulferino e vermelho

Presidente: 
Edson Facchola

Carnavalesco: 
Delmo Moraes

Diretor de Carnaval: 
Demis Roberto

Primeiro Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: 
Luan Camargo e Angélica Paiva

Diretores de Harmonia: 
William Pereira, Emilio Carlos Bonano Junior, Sergio Ricardo Silva dos Santos e Renato Moura

Mestre de Bateria: 
Luís Felipe Moreira  (Lipe)

Coreógrafa da Comissão de Frente: 
Chris Rabello

Rainha de bateria: 
Larissa Della Monica

Intérprete: 
Tim Cardoso e Thiago Luís

Enredo de 2020: 
“O Pão Nosso de Cada Dia nos Dai Hoje!”

Como tudo começou...

A paixão pelo SAMBA e pelo FUTEBOL são marcas do povo brasileiro. E na maioria dos casos elas se confundem, caminham lado a lado. Nessa junção Samba & Futebol estão presentes desde a fundação da Fiel Torcida Jovem Camisa 12, em 1971.

Os jogos, as viagens e as festas eram embaladas por muito samba. E aqueles jovens apaixonados pelas cores alvinegras que viajavam o Brasil a fora sempre com um surdos, repiniques e caixas, fazendo a alegria por onde passavam. Tinham um sonho: VER A CAMISA 12 TAMBÉM NO CARNAVAL.

Durante a década de 80, mais estruturada e já no bairro da Vila Maria, a Camisa 12 cria o Projeto Praça da Batucada (Praça Santo Eduardo). Onde reunia aos sábados grupos de pagodes e sambistas de diversas regiões da cidade. Sendo na sua grande maioria membros de outras escolas de samba, como o Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Unidos de Vila Maria e Nenê de Vila Matilde, entre outras. Os eventos terminavam sempre numa BATUCADA de QUALIDADE, que inspirou aqueles jovens a criar o Bloco Carnavalesco Camisa 12 no ano de 1988.

Com um grande espaço para eventos. A quadra da Camisa 12, que até hoje está localizada na Rua Juvenal Gomes Coimbra, 12 (Ao lado da Ponte da Vila Maria), passou a receber os ensaios do Bloco Carnavalesco.

O Bloco desfilou no carnaval de São Paulo até o ano de 1999. E figurou sempre entre os primeiros colocados. Levando em seus desfiles muita alegria, diversão e temas político-sociais, que sempre foi um referencial da entidade.

Com 2 títulos de Campeão entre os Blocos Especiais, o bloco encerrou as atividades em 1995. E no ano seguinte, surge o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Camisa 12, que logo na estreia consagra-se CAMPEÃ do GRUPO DE ESPERA da UESP.

Os próximos anos foram marcados pelas conquistas dos grupos subsequentes. Levando o Camisa 12 ao topo do Grupo I da UESP e vaga garantida no Grupo de Acesso da Liga das Escolas de Samba no carnaval de 2002.

O rápido e surpreendente processo de evolução da entidade, trouxe consigo aprendizado, fortalecimento e acima de tudo, mostrou que o Camisa 12 poderia ir além.

No seu 2º ano no Grupo de Acesso, a escola fica na 4ª colocação, com o Enredo “Trabalhadores Unidos” e consolida de vez, o teu nome no cenário do carnaval paulistano.

Após mais um ano do grupo de acesso, os anos seguintes marcam o trânsito da escola entre os grupos 1 e 2 da UESP, e registram mais 2 conquistas (2010 e 2012).

Em 2017 o Camisa 12 conquista mais uma vez o Grupo II, com um enredo em homenagem ao Sambista Adoniran Barbosa. E leva a escola novamente para os desfiles no Sambódromo do Anhembi.

CORAGEM e DETERMINAÇÃO são os diferenciais desta escola de samba. Que apesar de jovem, costuma-se afirmar na Camisa 12, que: “O NOSSO SAMBA TEM HISTÓRIA!”

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top