Escolas de Samba SP - Unidos do Peruche

Ficha Técnica

Fundação: 04/01/1956

Cores oficiais: 
verde, amarelo, azul e branco

Presidente: 
Alessandro Zóio

Carnavalesco: 
Amaury Santos

Mestre de Bateria: 
Mestre Call

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: 
Kawê Lacorte e Nathalia Bete

Diretor de Carnaval: 
Comissão de Carnaval

Diretor de Harmonia: 
Ricardo Americano

Rainha da Bateria: 
Michelle Tobias

Intérprete: 
Leandro Alegria e Léo Reis

Coreógrafo da Comissão de Frente: 
Pedro Vinícius

Enredo de 2020: 
“Ubuntu — Por Um Mundo Novo”

Site e Redes Sociais

Como tudo começou...

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche foi fundado em 4 de janeiro de 1956 e já tem muita história na folia. Entre os fundadores estão os ilustres nomes do samba Carlos Alberto Caetano, conhecido como “Seu Carlão”, João Cândido da Silva, conhecido como Cachimbo, Luiza, Dona Leni, Seu Zebu, Sr. Alcides, Sr. Décio e mestre Gilberto Bonga.

 
Tudo começou nos anos 1950, época em que vários sambistas desfilavam em diversas Escolas de Samba na área do Parque Peruche e Vila Espanhola, como a Lavapés, Rosas Negras, Garotos do Itaim, além de cordões como o Campos Elísios e Paulistano da Glória.
 
Em 1954, um grupo de amigos militantes da entidade da Lavapés, a primeira Escola de Samba paulistana, fazia parte do Bloco do Morro do Bico Doce. Entre eles estava Carlos Alberto Caetano, o Carlão. Já no ano seguinte nascia oficialmente a Unidos do Peruche, com a união de várias pessoas que saíam às ruas após o trabalho com uma taça na mão, com o objetivo de arrecadar verba para comprar os instrumentos e desfilar.
 
Em 4 de Janeiro de 1956, foi registrada a ata de fundação com o nome de “Sociedade Esportiva Recreativa Beneficente Unidos do Parque Peruche”, sendo inclusive a primeira entidade a possuir uma quadra para a realização de seus ensaios. O local se chamava “Terreiro do Caqui”.
 
As primeiras reuniões eram feitas no Bar Sergipe e na casa da Luizinha. Os instrumentos utilizados eram poucos e insuficientes, pois eram emprestados por times de futebol da região, como Monte Azul, Ponte Preta do Morro e Estrela do Sul.
 
A Unidos do Peruche já nasceu como Escola de Samba e começou a desfilar em 1956 com cerca de 300 componentes.
 
Os desfiles eram na Praça da Bandeira, sendo que as maiores concorrentes eram a Nenê da Vila Matilde e a própria Lavapés. Nos primeiros quatro anos de desfiles a Peruche recebeu menções honrosas por suas apresentações.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top