Escolas de Samba SP - Águia de Ouro

Ficha Técnica

Fundação:
09.05.1976

Cores oficiais: 
Azul e Branco

Presidente: 
Sidnei Carriuolo

Carnavalesco: 
Sidnei França

Mestre de Bateria: 
Armando Guerra – Mestre Juca

Primeiro casal de
mestre-sala e porta-bandeira:
 
João Carlos Camargo e Lyssandra Groothers

Diretor de Carnaval: 
Sidnei Carriuolo

Diretores de Harmonia: 
Comissão de Harmonia

Intérpretes: 
Douglinhas Aguiar, Chitão Martins e Serginho do Porto

Coreógrafo da Comissão de Frente: 
Rui Oliveira

Enredo de 2023: 
“O que te leva ao céu?”

Colocação:
8º lugar no Grupo Especial

Como tudo começou...

As batucadas da Águia de Ouro já eram ouvidas pelas ruas de São Paulo lá pelos anos 1970, quando uma roda de samba animava o fim das partidas de futebol de várzea do time Faísca de Ouro.
 
Quem fazia o batuque eram ex-integrantes da Pérola Negra, escola da Vila Madalena, comandados por Gilson Carriuolo Antônio e Maíco. O sucesso das rodas era tanto que o nascimento da escola de samba foi natural, no dia 9 de maio de 1976.
 
Foram 10 anos de ensaios pelas praças da Vila Anglo Brasileira e, em 1986, a Águia de Ouro conseguiu um espaço sob o Viaduto Pompeia. Lá a escola fez sua sede e permaneceu até 2010, quando se mudou para a sonhada quadra localizada na Avenida Presidente Castelo Branco.
  
O primeiro desfile da Águia de Ouro aconteceu já no ano seguinte, em 1977, no Grupo 4 da UESP. “A Bahia de Jorge Amado” foi o enredo escolhido e o samba era de Ditinho. Logo de cara a agremiação conquistou o vice-campeonato.
 
A agremiação terminou em terceiro lugar na elite do samba paulistano em duas oportunidades e em 2017 foi rebaixada para o Grupo de Acesso, divisão que não disputava desde 2009.
 
A Águia foi campeã do Grupo Especial do Carnaval em 2020, ano esse em que, sob o comando do carnavalesco Sidnei França, levou para a Avenida o enredo “O poder do saber. Se saber é poder… quem faz a hora, não espera acontecer”.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top