Escolas de Samba SP - Gaviões da Fiel

Ficha Técnica

Fundação: 01/07/1969

Cores oficiais: 
preto e branco

Presidente: 
Amilton Alves Brito (Padinho)

Carnavalescos: 
André Marins e Júlio Poloni

Mestre de Bateria: 
Ciro Castilho

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: 
Wagner Lima e Gabriela Mondjian

Diretores de Carnaval: 
João Carlos, Clodoaldo Lima, Carlos Tadeu Miranda, Ernesto Teixeira, Tadeu Macedo , Eduardo Fontes, André Viana, Fábio Vizona, Alexandre Moraes, Sam e Marcelo Temporini

Diretor de Harmonia: 
Comissão de Harmonia

Rainha da Bateria: 
Sabrina Sato

Intérprete: 
Ernesto Teixeira

Coreógrafo da Comissão de Frente: 
Sérgio Cardoso

Enredo de 2023:

“Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”

Colocação em 2023:

9º lugar – Grupo Especial

Enredo de 2024:

“Vou te levar pro infinito”

Como tudo começou...

Maior torcida organizada do Corinthians, a Gaviões da Fiel foi criada em 1969. Mas, já em 1975, foram feitos planos para iniciar a história no Carnaval paulistano. Ângelo Fasanelo, um dos sócios, percebeu que muitos corintianos se dispersavam para desfilar em outras entidades e fundou o bloco Gaviões da Fiel, que participou do último desfile de carnaval realizado na Avenida São João. No ano seguinte, o bloco conquistava seu primeiro título com o enredo “Vai, Corinthians”.

A partir daí estabeleceu-se uma hegemonia e a conquista de 12 títulos em 13 possíveis chamou a atenção da recém-criada Liga das Escolas de Samba de São Paulo. Convidado para desfilar no Grupo de Acesso do Carnaval, estava criado ali o Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida.

Já no primeiro desfile, em 1989, a Gaviões ficou com o vice-campeonato e subiu para o Grupo Especial. Um dos grandes momentos da escola foi em 1995, quando ganhou seu primeiro título na elite do samba com o enredo “Coisa boa é para sempre”, que se tornou um dos mais famosos da história do Carnaval paulistano. A partir daí, a agremiação se posicionou entre as melhores Escolas de Samba de São Paulo, sendo também a maior em número de componentes. Ganhou ainda outros três títulos, em 1999, 2002 e 2003.

Hoje, a Gaviões da Fiel é referência também entre as escolas de samba de São Paulo e a cada ano se aperfeiçoa, buscando profissionais de diversas partes do Brasil para apresentar na avenida um Carnaval inovador, sem que para isso precise abandonar a ideologia de 44 anos atrás.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top