Escolas de Samba SP - Mocidade Alegre

Ficha Técnica

Fundação: 24/09/1967

Cores oficiais: 
vermelho e verde

Presidente: 
Solange Cruz Bichara Rezende

Carnavalesco: 
Jorge Silveira

Mestre de Bateria: 
Sombra

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: Jefferson Gomes e Natália Lago

Diretor de Carnaval: 
Junior Dentista

Diretor de Harmonia: 
Magno Oliveira

Rainha da Bateria: 
Aline Oliveira

Intérprete: 
Igor Sorriso

Coreógrafo da Comissão de Frente: 
Jhean Allex

Enredo de 2023: 
“Yasuke”

Colocação em 2023:

Campeã – Grupo Especial

Enredo de 2024:

“Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”

Como tudo começou...

A Mocidade Alegre foi fundada em 24 de setembro de 1967. A inauguração da sede e quadra de ensaios da agremiação aconteceu após três anos, em 1970, na Avenida Casa Verde. Anterior a essas datas, em 1950, os fundadores Juarez Cruz, seus irmãos Salvador Cruz e Carlos Cruz, e mais dois amigos já saiam fantasiados de mulher pelas ruas da região central da cidade, com o grupo intitulado “Bloco das Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro”.

Os foliões faziam alusão às situações que aconteciam na época, como a recuperação dos bondes e o fechamento dos prostíbulos do bairro de Bom Retiro. Em 1963, a escola teve pela primeira vez a participação de uma mulher. Neide, esposa do Sr. Salvador Cruz, desfilou fantasiada de palhaço assim como os demais participantes do grupo.

O termo “Morada do Samba” foi criado por um integrante da escola que sintetizava os principais objetivos da diretoria comandada por Juarez: abrir as portas da Mocidade para qualquer sambista, de qualquer co-irmã, qualquer pavilhão… um lugar para o sambista se sentir em casa.

A preocupação com a cultura também foi uma das características mais fortes da Mocidade logo nos primeiros anos. Isso baseou-se tanto na difusão da cultura sambística para fora da escola ,como na absorção de repertórios culturais externos para enriquecimento intelectual da comunidade.

A Morada do Samba também teve a honra de ser a primeira escola de samba a ser convidada pelo Ministério da Cultura a representar o samba paulistano na Europa, viajando para a Ilha da Madeira. Foi na década de 1970 que foi implantado o Departamento Cultural, que teve no professor Ivo Rodrigues uma de suas figuras mais emblemáticas.

A rápida ascensão reservou à Mocidade Alegre muitas vitórias conquistando o título de pentacampeã do Grupo Especial entre os anos de 1969 e 1973. Dos mais recentes troféus de campeã estão as premiações em 2004, 2007, 2009,  o tricampeonato alcançado de 2012 a 2014. E o título do Carnaval 2023.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top