Escolas de Samba SP - Tom Maior

Ficha Técnica

Fundação: 14/02/1973

Cores oficiais: 
vermelho, amarelo e branco

Presidente: 
Carlão

Carnavalesco: Flavio Campello

Mestre de Bateria: Carlão

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: 
Ruhanan e Ana Paula

Diretor de Carnaval: 
Judson Sales

Diretor de Harmonia: 
Yves Alexeiv, Bruno Freitas e Gerson

Rainha de Bateria: 
Pâmella Gomes

Intérprete: 
Gilsinho

Coreógrafo da Comissão de Frente: 
André Almeida

Enredo de 2023:

“Um Culto às Mães Pretas Ancestrais”

Colocação em 2023:

6º lugar – Grupo Especial

Enredo de 2024:
Aysú, uma história de amor

Como tudo começou...

Embalada pelos versos de Martinho da Vila (“Vai ter de amar a liberdade, só vai cantar em tom maior, vai ter a felicidade de ver um Brasil melhor”), a Tom Maior nasceu em 14 de fevereiro de 1973. Em plena ditadura militar, era um grito de liberdade de sambistas, que apostavam na renovação do Carnaval, e de estudantes da Universidade de São Paulo (USP), que sonhavam com novos rumos políticos para o país.

Desde a fundação, a escola tem a diversidade como uma de suas marcas. Eram homens e mulheres, negros e brancos, jovens e sambistas experientes, liderados por Hélio Bagunça – dissidente da co-irmã Camisa Verde e Branco. O primeiro desfile foi em 1974, no Grupo 3 (hoje Grupo 1 da UESP). 

A falta de uma sede própria e os ensaios realizados nas ruas fizeram com que a Tom Maior mudasse de endereço diversas vezes. A origem foi no bairro do Sumaré mas, ao longo do tempo, a escola passou por Pinheiros, Vila Madalena, Sumarezinho, Cerqueira César, Bom Retiro e Piqueri, onde está atualmente.

Em 1976, a agremiação cantou “A Feira” e garantiu o vice-campeonato do Grupo de Acesso conquistando, assim, a sua primeira oportunidade no Grupo Especial do Carnaval de São Paulo. O melhor resultado até hoje foi o quinto lugar alcançado em 2008.

A Tom Maior é uma escola verdadeiramente popular, que faz parte da memória e da vida da cidade. É uma referência importante para os sambistas paulistanos, levando adiante as raízes destes ideais que, com certeza, têm contribuído para um Brasil melhor.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top