Escolas de Samba SP - Imperador do Ipiranga

Ficha Técnica

Fundação: 27/09/1968

Cores oficiais: 
azul, branco, amarelo e verde

Presidente: 
Leda do Carmo

Vice-presidente: 
Rodrigo Souto

Carnavalesco: 
William Pereira

Mestre de Bateria: 
Vinícius Teixeira

Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: 
Leandro de Paula Lopes e Verônica Nascimento

Diretores de Harmonia: 
Comissão de Harmonia

Rainha da Bateria: 
Gabriela Lélis

Intérprete: 
Rodrigo Atração

Coreógrafo da Comissão de Frente: 
Allan Geremias

Enredo de 2020: 
“Makeda — A Saga da Rainha de Sabá e o Trono dos Dois Mundos”

Como tudo começou...

Localizada na região da maior favela paulistana, a comunidade de Heliópolis, a Imperador do Ipiranga tem este nome por causa de Dom Pedro I, que declarou a Independência do Brasil em relação a Portugal no local que é hoje o Bairro do Ipiranga.
 
Fundada em 1968 por moradores da Vila Carioca e da Vila Independência, a Imperador permaneceu por muito tempo como um departamento da Sociedade Amigos das Vilas, mas tempos depois se separou, com estatuto próprio.
 
Na primeira apresentação da escola, houve a ideia de fazer um desfile carnavalesco de protesto com carros alegóricos imitando barcos. A ideia deu certo e o desfile foi um sucesso, com muitos carros alegóricos e a participação de várias crianças pelas ruas da região.
 
A Imperador do Ipiranga desfilou pela primeira vez em 1969. Em 1970, a bateria era composta pela criançada da Favela do Macuco. No entanto, o maior Carnaval apresentado pela escola foi em 1972, com o enredo “Brincando na Passarela do Samba”, um tema que mostrava os brinquedos de criança e que resultou no título do Grupo de Acesso. No ano seguinte, fez sua melhor participação na elite terminando no terceiro lugar.
 
Uma curiosidade em sua história, ocorreu no carnaval de 1976, quando o jurado de Comissão de Frente esqueceu-se de dar a nota à escola, que acabou perdendo o título do Grupo 3.
 
A agremiação passou a maior parte da década de 1980 no Grupo Especial paulistano, alternando entre a divisão principal e o acesso de lá para cá. A última participação da Imperador na elite foi em 2010.

Veja o esquenta da bateria do Carnaval 2023

Compartilhe

Scroll to Top