Liga-SP propõe imersão nos esquentas das baterias

Série de vídeos no YouTube retrata com fidelidade os momentos que antecedem os desfiles oficiais

Mestre Sombra durante esquenta da bateria da Mocidade Alegre | Reprodução: Youtube

Por Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP)

Qual é a sua parte preferida de um desfile de escola de samba? Pensando nos sambistas que gostam de prestigiar o preparo das agremiações minutos antes do desfile oficial, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo propõe uma experiência imersiva nos esquentas do Carnaval SP 2023, com uma série de vídeos que retratam, com fidelidade, o que acontece nas baterias durante a concentração de um desfile de escola de samba.

Os vídeos das 34 agremiações que passaram pelo sambódromo do Anhembi em 2023 estão sendo publicados no canal oficial da Liga-SP no YouTube, um a um, por ordem de classificação.

Com o projeto — uma iniciativa do Departamento de Comunicação — a Liga-SP atende aos pedidos do público mais fiel no Carnaval de São Paulo pela vivência do espetáculo também fora da pista. Para os próximos meses, a entidade ainda projeta o lançamento de um álbum exclusivo para as plataformas digitais com os alusivos e hinos cantados durante os esquentas.

O esquenta

Muito mais do que 15 minutos pré-desfile, a concentração com a bateria, ajuste de cordas e aquecimento dos cantores e dos componentes é, também, um momento que inspira expectativa, nostalgia e muita emoção, com alusivos, sambas-enredo que marcaram o coração dos sambistas, discursos e outras surpresas que o Carnaval pode reservar.

Nos desfiles oficiais, há quem prefira ficar no primeiro setor do sambódromo, mais próximo à concentração, para ouvir o esquenta da próxima escola de samba a cruzar a faixa amarela. Por motivos logísticos, o som dos 15 minutos pré-desfile fica restrito ao ambiente. Isto acontece porque o esquenta da agremiação que está prestes a entrar na avenida é liberado nos minutos finais do desfile anterior. Desta forma, quem se encontra nos setores do Anhembi prestigia o desfecho de um desfile, enquanto que o esquenta da escola seguinte torna-se um momento restrito à comunidade, antes do portão se abrir. Este cronograma garante uma noite de entretenimento ininterrupta a quem assiste.

Os vídeos foram gravados nos dias 11, 17, 18 e 19 de fevereiro, com captação da Sala22 Áudio e Vídeo, direção de Guma Sena, Rodrigo Pimentel e Bruno Carvalho.

Redação SambaNews

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top