100 anos de legado e vanguarda da Rainha do Samba: Dona Ivone lara

O centenário de uma das maiores sambistas brasileiras está no projeto no Sesc Mogi das Cruzes, a partir dessa quinta (13/04)

A Primeira-Dama do Samba, Dona Ivone Lara, será lembrada em verso, prosa e muita música. Em um movimento de construção de memória, revisitar, dialogar e reverenciar a obra de Dona Ivone Lara é falar de ancestralidade, de pioneirismo feminino, do carnaval, da música popular e da cultura brasileira. É falar de uma compositora negra que nasceu apenas 33 anos após a abolição da escravatura no Brasil e que, ainda hoje, povoa o imaginário nacional com músicas tocadas no rádio, na televisão e, sobretudo, nas rodas de samba.

Para falar desses 100 anos de legado e vanguarda da Rainha do Samba, seu pioneirismo em muitas áreas além da música, o projeto Dona Ivone Lara: Axé́! estará aberto de 13 a 23 de abril de 2023, no Sesc Mogi das Cruzes, e vai falar de uma das figuras mais representativas da história do samba. A programação contará com ações formativas e apresentações em diferentes áreas e para todas as idades, shows inéditos, tendo como norte a obra e a trajetória de Dona Ivone.

Pioneira do carnaval, ela tornou-se a primeira mulher a vencer o concurso de samba-enredo numa escola do Grupo Especial do Rio de Janeiro e foi precursora na área da saúde também, ao integrar por quase 40 anos a equipe da psiquiatra, Nise da Silveira, que revolucionou a forma de atendimento psiquiátrico, introduzindo o uso da arte e o atendimento humanizado para os pacientes.

Serviço

Dona Ivone Lara: Axé! 100 anos de legado e vanguarda da Rainha do Samba

Sesc Mogi das Cruzes ( Rua Rogério Tácolla, 118 — Bairro: Socorro)

De 13 a 23/4 , Várias Atividades: acesse a programação

Livre | Grátis

Fernanda Oening

Jornalista e produtora. Editora do SambaNews. Paulistana, nascida e criada na Barra Funda, bairro onde conheceu um amor pra vida inteira: Camisa Verde e Branco. Foi passista e destaque da escola por anos. Não dispensa uma boa roda de samba!

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top