Exposição “Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias” é inaugurada em São Paulo

Primeiro dia de visitação do público na mostra montada na Fábrica do Samba teve show da Imperatriz da Pauliceia, entrada e estacionamento gratuitos

Divulgação: Liga-SP

No último domingo, 23 de outubro, foi inaugurada a exposição “Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias”, na Fábrica do Samba, em São Paulo. A mostra estreou com show da Imperatriz da Pauliceia. A entrada é gratuita e há estacionamento disponível no local, também gratuito. A exposição é um projeto da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias

O Governo do Estado e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, desde janeiro de 2022, vem realizando atividades culturais em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, a Agenda Bonifácio. O Carnaval e as escolas de samba se integram a esta inciativa e desde o último domingo (23), abriram as portas da Fábrica do Samba, com a exposição Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias. Para a inauguração, a Liga-SP preparou um grande show da Imperatriz da Pauliceia, primeira agremiação convidada para o espaço. 

A mostra é uma curadoria de desfiles paulistanos que retrataram o tema ao longo dos anos. A proposta é uma experiência multissensorial e imersiva dos últimos 200 anos, através das práticas carnavalescas. E para abrigar a exposição, nada melhor do que a Fábrica do Samba, onde nascem os sonhos de Carnaval das agremiações paulistanas.

A Exposição

Já na entrada, na parte externa da Fábrica do Samba, o público será recebido com a grandeza característica do Carnaval paulistano. O espaço interno, dividido em 10 diferentes ambientes, proporcionará aos visitantes uma viagem no tempo para conhecer detalhes da história do Brasil, com o toque de arte que só o Carnaval pode dar.

Programação

A exposição Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias abre de quarta a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita e estacionamento no local, também gratuito. A programação conta com atividades culturais desenvolvidas para o público infantil, cursos em parceria com o Senac e shows das escolas de samba filiadas à Liga-SP aos finais de semana. Veja as atrações confirmadas para os meses de outubro e novembro:

23/10, domingo
14h: Imperatriz da Pauliceia

05/11, sábado
14h: Uirapuru da Mooca

06/11, domingo
14h: Dom Bosco de Itaquera
16h: Brinco da Marquesa

12/11, sábado
14h: Unidos de Santa Bárbara

13/11, domingo   
14h: Amizade Zona Leste

19/11, sábado
14h: Nenê de Vila Matilde

20/11, domingo   
14h: Pérola Negra

26/11, sábado
14h: X-9 Paulistana

27/11, domingo
16h: Unidos do Peruche

10/12, sábado
14h: Primeira da Cidade Líder

11/12, domingo
14h: Torcida Jovem

17/12, sábado
14h: Imperador do Ipiranga

Bicentenário — Contado por Enredos e Fantasias


Quando: A partir do dia 23 de outubro, de quarta a domingo, das 10h às 17h
Onde: Avenida Dr. Abraão Ribeiro, nº 505 – Fábrica do Samba
Quanto: Entrada e estacionamento no local gratuitos.

Redação SambaNews

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top