Museu das Favelas comemora o Dia Nacional do Samba e transmite jogo do Brasil

Em 02 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Samba e o recém-inaugurado Museu das Favelas terá música e oficinas de adereços para a Copa, além de yoga e atividade lúdica para crianças, em 03 de dezembro

Museu das Favelas, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, comemorará o Dia Nacional do Samba, 02 de dezembro, com o grupo Pagode na Lata, formado por trabalhadores e ex-trabalhadores do bairro da Luz, a partir das 14h.

Na ocasião, das 11h às 16h, também, acontecerá oficinas de adereços para a Copa, como bandeirolas, camisetas e instrumentos de torcida, feito no Jardim, pelo projeto Birico, que atua junto à população na ocupação dos espaços públicos, promoção de cidadania e luta pelo direito à cidade através de ações culturais e criação de vínculos.
 

Além disso, os visitantes vão poder aproveitar para ver as exposições: Favela-Raiz e Identidade Preta. A Favela-Raiz é uma ocupação-manifesto, composta de cinco partes — três internas e duas externas — que nos levam aos fundamentos da formação da identidade das pessoas que habitam esses territórios: a ancestralidade, as mulheres, a força do trabalho e os abrigos materiais e afetivos.
 

E a Identidade Preta: 20 anos de Feira Pretacelebra o maior evento de cultura negra da América Latina, trazendo de modo lúdico o histórico da evolução da feira, apresentando ao público os marcos revolucionários para a população preta a partir de seus espaços.
 

Uma outra novidade, é que no fim de semana, o Museu abre espaço, também, para aulas de yoga e atividades infantis literárias. Terá prática de Kemetic Yoga, com apoio do Instituto SulAmérica e Praia Literária – Atividade lúdica para crianças.
 

SERVIÇO:
Data: 02 de dezembro, sexta-feira
Horários:
Das 11h às 16h – Oficina de Adereços para torcer na Copa
14h – Pagode na Lata
16h – Transmissão do Jogo – Brasil x Camarões
 

Sábado, 03/12
Prática de Kemetic Yoga, com apoio do Instituto SulAmérica
Jardim do Museu, às 10h.
*Caso chova, a atividade acontecerá na parte interna.
*Leve seu tapetinho, de preferência.
 

Praia Literária – Atividade lúdica para crianças

Jardim do Museu, das 11 às 15h
Classificação LIVRE
 

Local: Palácio dos Campos Elíseos
Endereço: Entrada pela Rua Guaianases, 1024 – São Paulo
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h (a entrada é realizada até às 17h)
Entrada GRATUITA: Os ingressos poderão ser retirados de forma antecipada no site e, também, de maneira presencial.
Mais informações: Link

Fernanda Oening

Jornalista e produtora. Editora do SambaNews. Paulistana, nascida e criada na Barra Funda, bairro onde conheceu um amor pra vida inteira: Camisa Verde e Branco. Foi passista e destaque da escola por anos. Não dispensa uma boa roda de samba!

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top