5 perguntas para Vanessa Alves, rainha de bateria do Águia de Ouro

Vanessa Alves é nutricionista, servidora pública na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, e coordena uma unidade básica de saúde. Em 2005, entrou para a Cia de Dança Brasil Ipanema Show onde ficou por quatro anos fazendo shows por toda a Europa. Já foi rainha de bateria da escola Camisa 12, musa do Corinthians e rainha do samba da UESP. Na escola de samba Águia de Ouro já foi musa, destaque e desde 2023 é rainha da bateria.

Quando e onde começou seu amor pelo carnaval?

Desde pequena os desfiles já chamavam minha atenção, mesmo que somente pela TV. Porém, meu amor despertou para o carnaval quando passei a frequentar a primeira escola, Acadêmicos do Sereno, na minha cidade Indaiatuba.  

Há quanto tempo está na agremiação e o que significa pra você?

Cheguei no Águia de Ouro em 2017 e é a maior paixão da minha vida, em se tratando de artes e carnaval. Tudo que projetei no meio artístico e musical, não supera o amor que tenho por essa escola. 

Agremiação e comunidade: como você define essa relação?

A comunidade do Águia, apesar de seleta e de não ser enorme, é extremamente dependente e amante da escola. O amor é vivido intensamente durante todo o ano e essa paixão também me pegou e me ensinou a amar tanto o pavilhão, quanto sua comunidade. Os integrantes são muito unidos e me sinto em casa, pois é um ambiente familiar e acolhedor.

Quais são as maiores dificuldades que vocês enfrentam durante a organização do Carnaval?

Em primeiro lugar, falando especificamente sobre minha vida, tenho percalços financeiros e de ordem logística, pois moro bem distante. Mas a minha entrega e presença são enormes. Não meço esforços porque amo essa escola e as pessoas. Falando sobre a comunidade, acredito que, como todos os brasileiros e brasileiras, vivemos muitas dificuldades em nosso cotidiano e isso tudo sempre é superado pelo amor e paixão que temos pelo Águia de Ouro. 

Qual é a importância cultural do Carnaval para a cidade e para a sociedade em geral?

A importância é enorme, tanto no campo cultural, quanto no financeiro. Pois há uma movimentação enorme de profissionais diversos na indústria do carnaval. Na parte cultural, levamos arte, dança, música e diversos outros pontos importantes da sociedade e do nosso povo. Cantamos e interpretamos os personagens de nosso dia a dia, contando um pouco da história de nossa vida. Isso é necessário e fundamental para a educação e desenvolvimento de nossas vidas.

Fernanda Oening

Jornalista e produtora. Editora do SambaNews. Paulistana, nascida e criada na Barra Funda, bairro onde conheceu um amor pra vida inteira: Camisa Verde e Branco. Foi passista e destaque da escola por anos. Não dispensa uma boa roda de samba!

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top