Entrevista Especial: PÉRICLES

Uma das maiores referências vocais no cenário musical brasileiro, Péricão acumula mais de 36 anos de carreira e promete novidades aos fãs ainda em 2023

Divulgação: Turnê Céu Lilás

Péricles Aparecido Fonseca de Faria, o nosso Péricão, é um artista completo e também, um gigante em números de vendas e nas redes sociais. No TikTok bate recorde sendo o cantor de samba e pagode mais seguido, com 1,4 milhões de pessoas. Além disso, soma mais de 700 milhões de visualizações no YouTube, 2,35 milhões de inscritos no seu canal oficial, 5,2 milhões de seguidores no Instagram, 27 milhões de ouvintes no Spotify, 29 projetos musicais (entre álbuns, ep´s e audiovisuais) lançados, mais de 15 milhões de discos vendidos e milhões de streamings. Péricles é, sem dúvida, um dos maiores porta-vozes do samba e do pagode.

Nascido em Santo André, na Grande São Paulo, Péricles fez parte do grupo Exaltasamba por mais de 20 anos. Em 2012, partiu em carreira solo e não parou mais. Pai do cantor Lucas Morato e da pequena Maria Helena, a música sempre fez parte de sua vida e é sobre isso que ele fala na entrevista exclusiva ao SambaNews

ENTREVISTA

Quando e onde começou a paixão pelo samba?

Eu fui criado em um ambiente muito musical. Com meu avô materno eu ouvia diferentes tipos de músicas, desde grandes orquestras até os sucessos do rádio da década de 70, incluindo sambistas. Era também inevitável ter em casa pelo menos um disco de samba. Depois que aprendi a tocar violão na igreja, fui replicando minhas músicas favoritas. Foi assim que começou minha paixão pelo samba. 

Quais foram suas inspirações no começo de carreira?

Jovelina Pérola Negra – que tive a felicidade de tocar com ela – Almir Guineto, Fundo de Quintal, Agepê, Martinho da Vila e tantos outros que já conheci, seja por meio dos discos e rádios ou pessoalmente nos palcos da vida.

Você incentiva muitos novos talentos. Como é isso para você? Quais conselhos daria para quem está começando e tem você como inspiração?

Fico muito feliz em ser uma inspiração para essa nova geração de artistas. Eles levam nosso legado adiante e eu me vejo representado através do som deles. Meu conselho é sempre incentivá-los a fazer o que amam e o que faz sentido para eles. 

Tem alguma coisa que ainda não fez na sua trajetória musical e que gostaria de fazer?

Com certeza ainda tenho muitas coisas que quero realizar como artista. Gosto sempre de sair da minha zona de conforto e isso abre um leque de oportunidades. 

Quais são seus novos projetos?

O que eu posso adiantar, por enquanto, é que teremos novidades este ano e que vamos divulgar para todos. Mas ainda é surpresa. Em breve vocês saberão.

Fernanda Oening

Jornalista e produtora. Editora do SambaNews. Paulistana, nascida e criada na Barra Funda, bairro onde conheceu um amor pra vida inteira: Camisa Verde e Branco. Foi passista e destaque da escola por anos. Não dispensa uma boa roda de samba!

Compartilhe com os amigos:

Acompanhe nossas redes

Mais Populares

Scroll to Top